- Área: 11000 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Bebete Viégas
Descrição enviada pela equipe de projeto. A estação Adolfo Pinheiro, situa-se na avenida homônima em São Paulo e é a primeira estação do segundo trecho da linha 5 – Lilás do Metrô de são Paulo. A primeira fase percorre, em linha elevada, do Capão Redondo até Santo Amaro, onde passa à via enterrada até a estação Largo Treze. O segundo trecho, se estenderá por vias subterrâneas até a Chácara Klabin, onde faz conexão com a linha 2, verde.
A concepção espacial da estação parte e assume as condicionantes que são próprias das obras enterradas e do seu sistema construtivo.
A geometria da estação foi determinada por seu método construtivo de escavação. O método utilizado é uma alternativa ao sistema tradicional de vala a céu a aberto, conhecido como cut-and-cover, que necessita de muitas escoras e estroncas para sua execução. O novo sistema, que pode substituir a vala onde o solo for favorável, consiste na construção de 5 poços secantes, onde a estabilidade é garantida pela geometria circular, suprimindo o uso excessivo de escoras e aumentando a velocidade da construção.
Os acessos da estação estão localizados ao lado do grande pólo de demanda local, o complexo da Santa Casa de Santo Amaro. Estes acessos estão encaixados na malha urbana, a partir de um novo alinhamento predial definido aqui, que amplia os passeios para pelo menos cinco metros de largura. Os passeios no trecho da estação tiveram a cablagem elétrica totalmente enterrada, como parte do projeto de reurbanização local.
A exemplo dos acessos, as grandes ventilações, necessárias ao bom funcionamento de estações profundas, foram pensadas de forma a se integrarem à paisagem urbana e estão instaladas no nível do passeio, acessíveis a circulação universal.
No interior da estação, um único nível de mezanino, metálico pendurado na cobertura, realiza a distribuição dos usuários para as duas plataformas laterais.
A estação não possui salas técnicas na superfície em terreno adjacente como é o usual nas novas estações do Metrô. Este conjunto de salas, com área aproximada 700 m², foi alocado no próprio interior da escavação.